DICA EXCEL "SOMASE"

Olá, hoje vamos ver mais uma poderosa função do Excel onde podemos "somar" celular utilizando um critério. Image assim, você tem que somar todos os títulos de um cliente em uma base de 10 mil linhas mas nao quer utilizar os métodos tradicionais como por exemplo o sub-total com filtros. Então vamos a mão na massa.

Descrição:
Use a função SOMASE para somar os valores em um intervalo (intervalo: duas ou mais células em uma planilha. As células de um intervalo podem ser adjacentes ou não adjacentes.) que atendem aos critérios que você especificar. Por exemplo, suponha que em uma coluna que contém números, você deseja somar apenas os valores maiores que 5. É possível usar a seguinte fórmula:

=SOMASE(B2:B25,">5")

Exercício Prático: SOMASE
Na tabela abaixo queremos somar todos os códigos 100 com seus respectivos valores. Sendo assim, sempre que aparecer o valor 100 na minha coluna de COD. o Excel vai somar de maneira automática os valores no total.


Sintaxe da Função:
SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma])
  • intervalo: Necessário. O intervalo de células que se deseja calcular por critérios. As células em cada intervalo devem ser números e nomes, matrizes ou referências que contêm números. Espaços em branco e valores de texto são ignorados.
  • critérios: Necessário. Os critérios na forma de um número, expressão, referência de célula, texto ou função que define quais células serão adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, ">32", B5, 32, "32", "maçãs" ou HOJE(). Importante: Qualquer critério de texto ou qualquer critério que inclua símbolos lógicos ou matemáticos deve estar entre aspas duplas ("). Se os critérios forem numéricos, as aspas duplas não serão necessárias.
  • intervalo_soma: Opcional. As células reais a serem adicionadas, se você quiser adicionar células diferentes das especificadas no argumento de intervalo. Se o argumento intervalo_soma for omitido, o Excel adicionará as células especificadas no argumento intervalo (as mesmas células às quais os critérios são aplicados).
Outras Aplicações Práticas:
Essa função aqui na empresa utilizo para preencher uma planilha de telefonia com 200 linhas, onde necessito saber qual a quantidade de equipamentos do modelo X.

Planilha de controle de Telefonia:
Formulas utilizadas:
=SOMASE($E$8:$E$213;E219;$B$8:$B$213)
=SOMASE($E$8:$E$213;E220;$B$8:$B$213)
=SOMASE($E$8:$E$213;E221;$B$8:$B$213)
=SOMASE($E$8:$E$213;E222;$B$8:$B$213)
=SOMASE($E$8:$E$213;E223;$B$8:$B$213)
=SOMASE($E$8:$E$213;E224;$B$8:$B$213)

Note que o intervalo e intervalo_soma são os mesmos por se tratar da mesma tabela. O que muda é somente o critérios, onde eu digo para o Excel na função SOMASE o que eu quero que ele some.

Bom pessoal como sempre tentei ser o mais objetivo possível para que não aconteça como acontecia comigo, muita teoria e pouca prática.

Mas caso ainda tenha dúvidas só postar no blog que irei responder dentro do meu conhecimento o que for possível.

Grato Junior.

Comentários

Postagens mais visitadas