Criando "furo" entre Redes BLUE e GREEN no Endian

Olá hoje vamos ver uma "técnica" que é muito utilizada em redes ainda mais quando utilizamos o Endian Firewall Community release 2.5.1

Conceito:
No Endian Firewall Community release 2.5.1 podemos dividir as redes por cores onde:

GREEN = rede LAN
RED = rede WAN
BLUE = rede Wifi
ORANGE = rede DMZ

Mas porque isso?
Por medida de segurança quando fazemos isso estamos mantendo nossas redes, seguras, ou seja, a rede GREEN não tem acesso a BLUE e assim por diante. Isso vale para as redes citadas acima

O problema:
Minha equipe de supervisão está em outra sala onde só têm acesso a rede Wifi e como aplicamos o conceito das cores das redes como ele iria imprimir da rede BLUE sendo que a impressora estava na rede GREEN?

A solução:
Temos uma opção no Endian Firewall Community release 2.5.1 que fica em "Firewall" na opção "Inter-Zone traffic"

Criando uma regra:
Para criar uma nova regra utilize o botão "Add a new inter-zone firewall rule"













As opções são simples:
Em "Source" no campo "Type" você escolhe qual a origem como efeitos de analogia vou usar o meu cenario que era imprimir da rede BLUE na rede GREEN. Então selecione "Zone/Interface" e clique em BLUE já em destination selecione "Network/IP" e digite qual ou quais ips são de suas impressoras (no meu caso todas tem interface de rede).
 
Em "Service/Port" podemos determinar qual a serviço e depois  a porta caso seja necessario, no meu caso deixei "ANY" para ambas sendo que é uma impressora.

E por ultimo em "Remark" diga o que a regra faz por questão de documentação e finalize no botão "Add Rule"

Feito isso meus supervisores conseguem imprimir sem problemas sempre mantendo a questão de segurança pois levo em consideração que a rede Wifi é para visitantes e eles utilizam devido não ter a infra cabeada no local.

Abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas